Monday, November 8, 2010

Desenhos - As Transparências ou "Cutaways" - Lancia 037


Olá a todos.

Em 1981 Lancia começou a projectar os 037 para cumprir com os novos regulamentos do Grupo B da FIA que permitiram que os carros competissem com relativamente poucos modelos homologados (mínimo 200 unidades).

Porque o projecto era o número 037, este transformou-se no nome pelo qual o carro seria conhecido no futuro.

A Abarth, agora uma peça da família do grupo Lancia-Fiat fez a grande maioria do trabalho no projecto, tendo mesmo incorporando ideias de alguns de seus carros de corrida famosos dos anos 50 e os anos 60 tais como um tejadilho ou tecto duplo de bolha.

Antes da sua primeira participação na temporada de 1982 do Campeonato do Mundo, foram construídos 200 modelos estrada para cumprir com os regulamentos de homologação do Grupo B.

O carro fez sua estreia em competição no Rally Costa Esmeralda de 1982 em Itália, onde dois carros foram inscritos mas ambos acabaram por abandonar devido a problemas na caixa de velocidades.

O ano de 1982 foi fértil em abandonos para os 037, mas o carro voltou a conseguir diversas vitórias que incluem a sua primeira vitória no Pace Rally do Reino Unido.

A temporada de 1983 foi consideravelmente mais bem sucedida para os 037: apesar da competição séria do Audi Quattro, a Lancia venceu o Campeonato do Mundo de construtores de 1983 sendo o Alemão Walter Röhrl e o Finlandês Markku Alen os pilotos principais.

Apesar de Röhrl ter mantido uma possibilidade matemática, não conseguiram vencer o titulo Mundial de pilotos, a honra coube ao piloto da Audi, o veterano Finlandês Hannu Mikkola.

Para a a defesa de título em 1984, a Lancia introduziu uma nova versão, a evolução 2 dos 037 com algumas modificações e mais potência de motor, mas este não era bastante para fazer frente aos novos 4WD, perdendo para o Audi Quattro em 1984, e outra vez frente ao Peugeot 205 T16, desta vez em 1985.

Alen obteve a última vitória do 037, e única para o modelo E2, em 1984 no Rallye Tour de Corse, antes que finalmente o modelo desse lugar ao seu sucessor, o Lancia Delta S4 extremamente potente e com tracção às 4 rodas, este modelo estreou-se logo com uma vitória na última prova do ano, o Rally RAC na Grã-Bretanha com o Finlandês Henri Toivonen.

O terceiro piloto da Lancia, o Italiano Attilio Bettega faleceu num acidente durante a Tour de Corse de 1985, um marco triste que este modelo tão lindo não merecia carregar.

Fontes: Wikipédia


Um grande abraço.

Pedro Costa

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