Tuesday, March 8, 2011

Desenhos - As Transparências ou "Cutaways" - Tecno PA 123/1


Olá a todos.

De volta aos desenhos, tenho hoje para vos mostrar uma verdadeira pérola, uma raridade, hoje vou falar de um modelo que esteve nas pistas da Fórmula 1, participou em algumas corridas e desapareceu tão rapidamente como tinha aparecido, uma marca que mesmo assim conseguiu deixar o seu nome escrito nos anais da história, a raridade de hoje dá pelo nome de Tecno com o modelo PA123/1, talvez um dos carros de Fórmula 1 mais efémeros de todos.

Esta marca Italiana era conhecida essencialmente pelo fabrico de bons Karts de competição os quais vendia a vários pilotos espalhados pelo Globo mas muito antes disso tinham começado como uma empresa de engenharia metalomecânica que se dedicava ao fabrico de bombas e circuitos hidráulicos.

Mas a paixão dos irmãos Pederzani (donos da Tecno) pelos automóveis e pelo desporto motorizado levou-os em meados dos anos 60 a começarem a fabricar pequenos Karts na sua cidade natal de Bolonha que vendiam a pilotos locais para disputarem os vários campeonatos regionais que existiam na altura em Itália, o negócio deu frutos e ambos avançaram para uma aventura mais ousada, fizeram uma parceria com o fabricante de motores Parilla e lançaram os seus primeiros modelos de Karts verdadeiramente profissionais, estes modelos eram tão bons que a marca conseguiu mesmo vencer os campeonatos dos mundo de 1964,65 e 1966, os dados tinham sido lançados e agora estavam a colher os primeiros frutos do seu sucesso.


Logo depois destes sucessos decidiram dar mais um passo de gigante e aventuraram-se na construção de um modelo de Fórmula 3, o salto tecnológico era enorme mas os irmãos não se amedrontaram e decidiram seguir em frente, construíram o modelo e partiram à conquista do sucesso, este não demorou muito a chegar, a sua capacidade de projecto aliada a uma boa construção levou a que muitos pilotos escolhessem este modelo para competirem nos seus campeonatos  durante o anos de 1968, muitos deles venceram-nos mesmo dando assim uma grande fama ao pequeno construtor.

Com o sucesso a brotar nas pistas a ambição tornou-se maior, o próximo passo foi a F2, construíram um modelo bem avançado para a época, contrataram um piloto Suiço que dava os seus primeiros passos nos fórmulas e avançaram para o campeonato do Mundo de F2, mais uma vez deram-se bem e em 1970 vencem o titulo Mundial da categoria imediatamente abaixo da F1, o encarregado desta vitória foi o agora experiente Suíço de nome Clay Reggazoni...


Todo este sucesso chamou a atenção de um nobre, o Conde Rossi, dono da Martini & Rossi decidiu apostar nesta equipe e propôs que se construísse um modelo para participarem na categoria rainha, um Fórmula 1 que seguisse a boa tradição de vitórias deste constructor artesanal, assim foi, com o dinheiro proveniente do novo patrocínio construíram um motor "Flat-12", muito semelhante aos utilizados pela Ferrari na altura e fabricaram o chassis, o novo modelo tinha linhas bastante angulares e era bastante bojudo na sua zona frontal onde tinha uma enorme entrada de ar para arrefecimento dos radiadores, este era o modelo com que iriam estar à partida do GP da Bélgica de 1972 com Nanni Galli aos comandos.

Desde muito cedo que este modelo sofreu de vários problemas entre os quais: o motor era fraco e pouco fiável, o chassis não era adequado a motores com tamanha potência pois torcia em demasiado, entre outros, ainda chegaram a contratar Ron Tauranac para efectuar as melhorias necessárias mas nem assim conseguiram ser competitivos, durante o ano foram buscar também Derek Bell mas tudo ficou na mesma, foram sete GPs sem um único resultado palpável, os irmão começaram a perder a esperança e a Tecno ainda se apresentou no campeonato de 1973, tinham mais um bom piloto, Chris Amon, o eterno azarado ainda consegue marcar um ponto e termina o campeonato na 11ª posição, com esse ponto solitário terminou também a aventura dos irmãos Pederzani, a Tecno morria ali, nunca mais seria vista numa corrida de Fórmula 1, os modelos, ainda hoje existem alguns que participam com alguma regularidade nos campeonatos de carros históricos....para a história ficou também este desenho que vos mostro hoje, feito quando todos tinham esperança que a Tecno fosse aquilo que tinha sido até então mas que a história não permitiu que continuasse a sê-lo, uma equipe vencedora...




Um grande abraço.

Pedro Costa

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