Sunday, February 6, 2011

Modelismo - Williams FW11 1/20 (4)


Olá a todos.

E finalmente chegou o dia! A partir de hoje vou começar a mostrar-vos finalmente a construção deste modelo da Tamiya que representa o Williams FW11 que foi tripulado por duas verdadeiras lendas do automobilismo mundial, o "Red Five" Nigel Mansell e o "desbocado" Nelson Piquet, estes dois pilotos formaram uma das duplas mais competitivas da história da Fórmula 1 e se não têm sido as várias brigas internas que ocorreram entre ambos poderiam ter conquistado tudo o que havia em disputa, no final só Piquet é que se sagraria campeão na segunda época ao serviço da equipe, em 1987.

Mansell perderia vários títulos para a equipe de Sir Frank Williams mas finalmente conseguiria também o tão almejado ceptro em 1992.


Para começar, nesta montagem não vou seguir as instruções que mostrei no post anterior, vou fazer a preparação das peças por grupos e à mediada que conseguir preparar os vários sub-conjuntos que integram este modelo conto coloca-los logo que possa aqui para todos poderem entender o método que utilizo.


Assim sendo, as primeiras peças que irei preparar pertencem todas ao conjunto do motor e caixa de velocidades, nestas imagens podem ter uma primeira impressão de alguns dos componentes deste propulsor, podemos vislumbrar as duas metades do bloco do motor e da caixa de velocidades, as tampas das válvulas, o pequeno radiador de óleo da caixa e também as peças que completam o "V" feito pelos cilindros do motor e finalmente o topo traseiro da caixa de velocidades.


Estas peças estão muito bem moldadas, sem nenhum tipo de marcas de injecção em zonas criticas ou visíveis e, assim à primeira vista e depois de fazer uma pequena pré-montagem a seco ficamos com a sensação que tudo encaixa na perfeição, sem folgas exageradas os defeitos de qualquer espécie.


O trabalho de limpeza das rebarbas e defeitos menores foi feito recorrendo à já habitual lixa de grão #1000 e depois de algum tempo tinha as peças todas praticamente preparadas para as começar a colar visto que vou montar todo este conjunto como um todo e só depois de ter as peças todas coladas, limpas de resíduos de cola e sujidade é que passarei à fase da pintura com o primário.


Muitos modelistas preferem pintar peça a peça e só depois é que efectuam as colagens dos vários elementos, este tipo de aproximação tem o inconveniente de se notarem as zonas de colagem depois das peças terem sido juntas, se for aplicado este tipo de trabalho que mostro aqui, não só as zonas de colagem não se notam pois ficam cobertas pela tinta como também todo o conjunto fica com um ar muito mais natural.


Assim, depois de ter limpo todas as imperfeições comecei por colar as duas metades do bloco e da caixa de velocidades, esta operação foi bastante fácil de executar pois estas duas peças possuem vários pinos de encaixe e desta forma o trabalho fica muito mais simplificado tendo nós que nos preocuparmos exclusivamente com algum pequeno desalinhamento que possa ocorrer.

Pronto! A partir de hoje podem ter a certeza que começarei a publicar os desenvolvimentos com muito mais regularidade, quanto ao resto acho que já não preciso de repetir muito mais vezes: se tiverem qualquer tipo de dúvidas não hesitem em me contactar, quem já a fez sabe de certeza que todas as perguntas que me foram dirigidas tiveram sempre resposta!


Um grande abraço.

Pedro Costa

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