Saturday, December 11, 2010

Vídeo - Resumo da Temporada de 1977



Olá a todos.

Depois de ter mostrado aqui o resumo da temporada de 1976, é chegada a vez de continuarmos, desta vez com a época seguinte, 1977, a 28ª época desde que o campeonato tinha tido o seu inicio em 1950.

Foi uma época muito disputada, aliás, como era apanágio naqueles tempos e durante o ano desportivo vários pilotos conseguiram subir ao lugar mais alto do pódio e se para alguns deles foi mesmo a primeira vez, para outros foi a única vitória que conquistaram na sua carreira.

Apesar de ter conquistado quatro vitórias com a Lotus, Mario Andretti não conseguiu melhor que a terceira colocação no final do ano, logo de seguida, com três vitórias cada um temos o futuro campeão do mundo Niki Lauda e o campeão do ano anterior James Hunt, Hunt terminou o ano na 5ª posição, também com três vitórias e com um vice-campeonato no final da temporada ficou o Sul-Africano Jody Scheckter.

De resto, nas restantes provas as vitórias foram divididas por Carlos Reutemann no Grande Prémio do Brasil, Gunnar Nilsson venceu no GP da Bélgica (a única vitória da sua curta carreira), e com as estreias absolutas de Jacques Laffite na Suécia e Alan Jones na Áustria, a vitória de Jones foi também a única da história da equipe Shadow.

Depois de ter perdido o titulo no ano anterior por apenas um ponto, Niki Lauda não deixou desta vez os créditos por mão alheias e arrebatou de forma esmagadora o título de 1977, de tal forma que até prescindiu de correr as duas últimas provas, tendo o Commendatore colocado no seu lugar um jovem que iria dar muito que falar nas épocas seguintes, o seu nome: Gilles Villeneuve.

Se por acaso Lauda não tivesse desistido no Grande Prémio do Japão do ano anterior provavelmente teria sido tri-campeão pois dispunha do melhor carro e da melhor logística destes últimos anos. 

Fiquemos com estes clips maravilhosos e desejemos em conjunto que a Fórmula 1 volte a ser um dia aquilo que já foi noutros tempos, e que belos tempos aqueles!!




















Um grande abraço a todos e um excelente fim de semana.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment