Sunday, December 5, 2010

Acessórios "Aftermarket" - Decalques Indycals


Olá a todos.

Quantos de nós, modelistas auto não nos deparamos já com uma folha de decalques em mau estado, muitas vezes por força dos elementos e da idade do kit ou então com uma folha de decalques incompleta, sem alguns dos elementos ou patrocínios (na maioria dos casos, marcas de tabaco) que nos permitam fazer um modelo 100% fiel ao original?

Wolf WR1 Bobby Rahal

Pois é, acontece com muito mais frequência do que esperamos...e quando isso ocorre temos apenas duas hipóteses, ou fazemos o modelo conforme vem na caixa e decoramos o mesmo só com a folha de decalques fornecida pelo fabricante mesmo que isso implique ficarmos com um modelo que provavelmente nunca esteve assim decorado ou então podemos sempre recorrer aos muitos fabricantes de decalques que existem no mundo, algumas são verdadeiras indústrias, como é o caso da Studio27, outros são pequenos produtores artesanais que começaram por imprimir os seus próprios decalques e agora avançam para vendas globais, é esse o caso da Indycals, um pequeno produtor Americano.

Brabham BT50

O produtor destas folhas de decoração alternativa chama-se Michael Portaro e à alguns anos decidiu que deveria imprimir ele próprio as suas próprias folhas para desta forma colmatar as falhas ou incorrecções que a maioria dos fabricantes de modelos colocava nos seus kits, isto era muito visível nos kits que representavam carros que tinham corrido com publicidade a tabaqueiras ou marcas de cigarros e que, como todos sabem, neste momento é proibido fazer qualquer publicidade a esse tipo de produtos.

Lotus 79, versões JPS e Martini

Esta politica anti-tabaco é algo que ainda hoje me faz uma certa confusão pois não entendo porque é que não se podem vender modelos ou réplicas de automóveis que correram assim mesmo, à muitos anos, numa altura em que esta publicidade só era proibida em alguns países do mundo, não entendo, eu sinceramente penso que não há ninguém que tenha começado a fumar ou a beber depois de ver uma corrida de automóveis...

Williams FW11

E assim, talvez tenha sido esta a principal contribuição do Michael Portaro da Indycals que através dos seus decalques de alta qualidade nos permite a nós todos fazermos os nossos modelos como eles deveriam ser e foram na realidade, lindos, com publicidade a tudo e mais alguma coisa, sem radicalismos ou extremismos proibicionistas de qualquer espécie.

Williams FW16

Neste caso, no post de hoje mostro-vos algumas das suas criações acompanhadas de pequenas amostras daquilo que são as suas folhas de decalques, já experimentei e posso dizer que são de uma qualidade muito boa, aceitam sem qualquer problema os solventes que existem para os amaciar e não têm qualquer tipo de problema quando são envernizados com o temível verniz da Tamiya com a referência TS13.

Ferrari 312T2

Assim e como a maioria dos meus trabalhos são sobretudo carros de Fórmula 1 deixo-vos já de seguida uma listagem de todas as folhas que ele produziu até agora e tem disponível no seu Site para venda:

F1 Decals

1968 Rob Walker Lotus Jo Siffert

1968 Matra MS11 J.P. Beltoise

1971 Tyrrell Ford Jackie Stewart

NEW 1973 Yardley McLaren Peter Revson

1974 Parnelli Mario Andretti

1974 Shadow DN3 Tom Pryce, Peter Revson

1975 Brabham BT44B Carlos Reutemann, Carlos Pace

1975 Ferrari 312T Niki Lauda, Clay Regazzoni

1975 Parnelli Mario Andretti

1975 Penske PC1 Mark Donohue

1975 Shadow DN5 Tom Pryce, J.P. Jarier

1976 Ferrari 312T2 Niki Lauda, Clay Regazzoni

1976 Elf Tyrrell P34 Jody Scheckter, Patrick Depailler

1977 FNCTC Tyrrell P34 Ronnie Peterson, Patrick Depailler

1977 Wolf WR-1 Jody Sheckter

1977/78 JPS Lotus 78 Mario Andretti, Ronnie Peterson

1978 Brabham BT46 Niki Lauda

1978 Ferrari 312T3 Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve

NEW 1978 Lotus 79 Mario Andretti, Ronnie Peterson, J.P. Jarier

1978 Wolf WR-1 Jody Sheckter

1978 Wolf WR-1 Bobby Rahal

1979 Ferrari 312T4 Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1979 Ligier JS11 Patrick Depailler, Jacques Laffite

NEW 1979 Lotus 79 Mario Andretti, Carlos Reuteman

1979/80 Williams FW07 Alan Jones, Clay Regazzoni

NEW 1980 Ligier JS15 Didier Pironi, Jacques Laffite

1980 Renault RE20 Turbo René Arnoux, J.P. Jabouille

1981 Ferrari 126CK Gilles Villeneuve, Didier Pironi

1982 Brabham BT50 Nelson Piquet

1982 Renault RE30 Alain Prost, Rene Arnoux

1982 Ferrari 126 C2 Gilles Villeneuve, Didier Pironi

1985 Ferrari 156/85 Michele Alboreto, Stefan Johansson, René Arnoux

1986 Williams FW11 Nigel Mansell, Nelson Piquet

1987 Lotus 99T Ayrton Senna

1989 Ferrari F189 Nigel Mansell, Gerhard Berger

1990 Leyton House CG901B Mauricio Gugelmin, Ivan Capelli

1990 Williams FW13 Ricardo Patrese, Thiery Boutsen

1992 Williams FW14B Nigel Mansell, Ricardo Patrese

NEW 1994 Williams FW16 Ayrton Senna, Damon Hill

2002 Ferrari F2001B Michael Schumacher, Rubens Barrichello

Tyrrell P34

Mas para além da Fórmula 1 existem também muitas outras variantes, desde os carros de Can-Am, da Indycar Series, uma categoria só com vencedores das 500 Milhas de Indianapolis até aos mais raros carros da Champcar e mais recentemente uma série de decalques com as marcas de pneumáticos utilizados nestas disciplinas, tudo disponível em varias escalas e a preços verdadeiramente competitivos.

Decalques para pneus (novidade)

Assim já sabem, fica a dica dada, se um dia tiverem um modelo sem a publicidade original a tabaco, se tiver os decalques em mau estado ou incompletos não hesitem, recorram sem nenhum tipo de receio à Indycals e não se vão arrepender, eu sei, já sou cliente e vou continuar a ser, espero que a informação tenha sido útil mas ao mesmo tempo não deixem de visitar o Site da Indycals e vejam bem a quantidade e a qualidade dos trabalhos do Michael, ele merece!


Um grande abraço a todos.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment