Thursday, March 18, 2010

Modelismo - Ferrari 126C2 Fujimi 1/20 (7)


Olá a todos.


Hoje estou de volta ao modelismo, depois de um fim de semana desportivo sem nada a assinalar, a Fórmula 1 continua igual a si própria, seguindo aquilo que têm sido os últimos anos deste desporto, sem emoção ou combatividade, por isso mais vale fazer algo que nos relembre os bons tempos que este desporto já viveu, e sendo assim, nada melhor que o modelismo!



Num dos últimos artigos relacionados com a construção deste modelo falei da fase de pintura das carenagens, ora as mesmas estiveram a secar cerca de duas semanas, muito bem guardadas e longe de qualquer fonte de pó que pudesse no fim de tudo bem pintado arruinar aquilo que tinha sido o meu objectivo final, o de conseguir um acabamento muito bom, brilhante e sem defeitos.



Logo depois da secagem estar terminada foi chegada a altura de colocar os decalques, uma operação muito fácil visto o modelo não ter muitas superfícies irregulares e também devido ao facto dos decalques serem muito poucos, por isso a minha aproximação a esta tarefa foi muito simples, primeiro, comecei pelos decalques que ficariam colocados mais acima, neste caso, as duas tiras com as cores da bandeira da Itália, e através deste procedimento, o de colocar os decalques de cima para baixo e da direita para a esquerda consegui ao fim de dois dias acabar o trabalho.



Tenho que dizer também que, apesar deste modelo ser todo ele muito simples de decorar nunca descurei a utilização daqueles produtos que nos ajudam sempre a fazer uma decoração mais eficiente, estou a falar dos solventes para decalques, mais conhecidos por Micro-Sol e também o Micro-Set.



Como o modelismo é um trabalho de paciência, logo após a colocação dos decalques tive que deixar secar outra vez os mesmo, desta vez foi uma operação muito simples, foram cerca de dois dias, ao fim dos quais voltei a lavar (de novo..) as carenagens para retirar as tão chatas marcas de gordura deixadas pelos dedos, mas desta vez e ao contrário das outras, esta operação foi muito mais rápida, porque se das outras vezes deixava as peças de "molho" em agua quente com detergente durante uns bons minutos, desta vez não poderia fazer isso porque poderia correr o risco de perder alguns dos decalques se deixasse as peça muito tempo dentro de água.

Por isso, foi só mergulhar as peças e lavar logo muito rapidamente como se de uma peça de loiça se tratassem, enxaguar com bastante água corrente e logo depois colocar a secar outra vez.



Ao fim de dois dias de secagem, verifiquei se estava tudo bem com as mesmas e logo depois de confirmar a excelência da lavagem passei à fase seguinte: o envernizamento.

Para envernizar utilizei o tão temido verniz da Tamiya com a referência TS-13, disse temido porque muitos modelistas fogem a olhos vistos deste spray pois o mesmo têm a terrível tendência para atacar os decalques dos modelos, arruinando-os definitivamente.

Foi com todo este cuidado, o de evitar que algo de mal acontecesse que dei a primeira camada de spray, uma camada tipo borrifo, só para deixar uma cama para as seguintes.

Uma hora depois continuei, dei mais uma camada semelhante à anterior, mas desta vez tentei dar mais um pouco de verniz, não muito, simplesmente só mais um pouco.

Na terceira de mão que apliquei, sempre com uma hora de secagem entre camadas, já coloquei muito mais tinta nas peças e depois disso, e depois de mais uma hora de espera dei finalmente a última camada de todas, esta sim, bastante pesada de modo a deixar todas as peças com um aspecto bastante molhado.



Depois, o mesmo procedimento de sempre, colocar as peças a secar durante umas semanas e aguardar pela conclusão do modelo, visto que, a parte mecânica e do chassis já estavam terminadas, mas o pior ainda estaria para vir, uma desgraça que iria ensombrar uma construção já de si tão demorada, mas isso vou contar-vos muito brevemente, aguardem!


Um grande abraço

Pedro Costa

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