Olá a todos.
Hoje vou voltar aquilo que é a principal razão para a existência deste blog: o Modelismo.
Vou continuar a falar sobre a construção deste modelo, o Ferrari 126C2 que como muitos devem saber, já deveria estar terminado à muito tempo, mas isso é outra história que contarei brevemente.
Desta vez vou contar-vos como tomei a decisão de detalhar ao máximo este kit, então foi assim:
À cerca de um ano e meio comecei a frequentar um Forum online dedicado basicamente ao Modelismo Automóvel, tanto na vertente de Carros como Motos, sejam eles de competição ou civis, é um lugar onde se encontram verdadeiras obras de arte executadas por grandes modelistas, têm a vantagem de ser em Português e posso dizer-vos que funciona basicamente como um grande grupo de amigos, sempre prontos a ajudar quem tiver dúvidas, dando-nos sempre bons conselhos, dicas. etc.
Para quem quiser conhecer o Fórum Automodelista deixo aqui o link.
Mais ou menos por volta de Março do ano passado coloquei um tópico nesse Fórum onde mostrava algumas fotografias da construção do Ferrari 126C2, na altura queria acabar o modelo o mais depressa possível e não me preocupava muito a ideia de detalhar ou melhorar a construção, coloquei umas quantas fotos como aquela que se pode ver acima e perguntei a opinião dos membros sobre a minha montagem.
A reacção foi muito boa, fui muito bem recebido mas, quase todos eles acharam que faltava ali algo, detalhes, cablagens, mangueiras, etc, ou seja, todos aqueles pequenos pormenores que fazem com que um Kit feito "out of the box" se torne numa peça quase real aos olhos das pessoas.
Assim foi, depois de muito estudar as imagens do veículo real que tinha à disposição resolvi, por fim, colocar um pouquinho de realismo, detalhar o Ferrari um pouco para acalmar os Foristas...
Para o efeito utilizei vários tipos de fios eléctricos, daqueles muito finos e em várias cores que se encontram normalmente nos fios telefónicos, e passei à acção, depois de comparar muito bem as fotografias reais com a disposição das peças no kit, comecei por fazer os fios das velas, utilizei fio de cor preta e com a sempre fiel "Super Cola 3", fui colando as várias ligações entre o distribuidor e as velas de ignição, mas, antes disso tive mais uma ideia, como tinha fios de várias espessuras resolvi também fazer os cachimbos das velas, para isso cortei pequenos pedaços de fio preto, ligeiramente mais grosso que os outros e colei directamente por cima das velas, depois, simplesmente foi só encaixar o fio mais fino no topo que ficou livre.
Nas imagens em cima podem ver os cabos das velas e respectivos cachimbos já no lugar.
Nas imagens em cima podem ver os cabos das velas e respectivos cachimbos já no lugar.
Depois de ter feito esta operação um pouco delicada, achei que estava bastante bom, mas ao olhar melhor vi que ainda podia melhorar muito mais, colocar mais detalhe, mais realismo.
O próximo passo foi a montagem dos encanamentos de combustível, esta tarefa já foi um pouco mais complicada porque teria que arranjar algum material que simulasse muito bem as mangueiras transparentes, em conversa com uns amigos (não falávamos de modelismo mas de pesca) surgiu-me a ideia, utilizar linha de pesca, muito fina e maleável para fazer as ligações.
O próximo passo foi a montagem dos encanamentos de combustível, esta tarefa já foi um pouco mais complicada porque teria que arranjar algum material que simulasse muito bem as mangueiras transparentes, em conversa com uns amigos (não falávamos de modelismo mas de pesca) surgiu-me a ideia, utilizar linha de pesca, muito fina e maleável para fazer as ligações.
Comprei a linha mais fina que encontrei e, com muita calma foi só ligar os injectores de gasolina à respectiva bomba de combustível, o únicos cuidado que tive, tanto na montagem dos cabos das velas como nas ligações da gasolina foi o de deixar os fios todos do mesmo tamanho, em ambos os lados do carro.
Todos estes pequenos detalhes que adicionei me levaram cada vez adicionar mais alguma coisa, quanto mais pesquisava nas fotografias mais detalhes encontrava, sabia que conseguiria reproduzi-los no modelos, quando dei por mim tinha-me tornado um maníaco dos detalhes, conseguira encher o compartimento do motor e mais algumas zonas periféricas com todo o tipo de mangueiras e fios, finalmente o kit já se começava a parecer com um carro verdadeiro...
De resto, acho que as imagens que ilustram este artigo de hoje falam por elas próprias, cliquem nelas, vejam-nas em tamanho real e digam-me a vossa opinião.
Por fim, e para poder fazer uma boa montagem não poderia descurar nenhum pormenor, por isso colei muito bem a asa traseira, sempre com a preocupação de não a deixar desalinhada ou torta e também porque este é um daqueles elementos, que, se por acaso ficarem mal montados podem arruinar muitos meses de trabalho.
As rodas eram também elas um grande motivo de preocupação, à semelhança da asa traseira, também não poderiam ficar desalinhadas longitudinalmente ou até levantadas do chão, o que indiciaria que o modelo tinha ficado empenado e muito mal montado, felizmente correu tudo bem e sem problemas de maior.
Para terminar só faltava uma coisa muito importante: detalhar o cockpit e também o assento do piloto, para o efeito utilizei um set de detalhamento feito pela marca Japonesa "Studio27", o mesmo consistia em várias peças fotogravadas que imitavam as fivelas do cinto de segurança, no mesmo kit vinham também várias tiras de tecido azul, vermelho e preto, que são as cores mais utilizadas nos cintos de segurança dos carros de competição. No mesmo kit ainda se podia encontrar uma folha de papel autocolante que continha as várias marcas gravadas.
No Ferrari 126C2 os cintos de segurança eram azuis e da marca "Arexons" por isso só utilizei o tecido azul, cortei dois pedaços de papel autocolante com o logótipo da marca e simplesmente foi só montar nas diversas fivelas e depois no cockpit.
No Ferrari 126C2 os cintos de segurança eram azuis e da marca "Arexons" por isso só utilizei o tecido azul, cortei dois pedaços de papel autocolante com o logótipo da marca e simplesmente foi só montar nas diversas fivelas e depois no cockpit.
Depois disto sabia que, finalmente o modelo estava muito bem detalhado, perdi muitas horas mas o resultado final compensou e muito, deixei de ter um modelo que estava só pintado e colado e passei a ter algo que se assemelhava muito ao Ferrari verdadeiro, depois disto ganhei coragem, fui de novo ao Fórum Automodelista e mostrei as mesmas fotos que vos trago aqui hoje, conseguem imaginar a reacção??
Um óptimo fim de semana e também um grande abraço a todos.
Pedro Costa
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