Wednesday, February 17, 2010

Modelismo - Ferrari 126C2 Fujimi 1/20 (5)


Olá a todos.

Hoje vou continuar a explicar mais um passo na construção deste lindo modelo.

Desta vez temos a carroceria ou carenagem.

Esta é uma daquelas peças que têm que ser muito bem trabalhadas, levadas quase ao extremo da perfeição se quisermos ter um modelo verdadeiramente bem construído, é para esta peça que todos irão olhar quando o carro estiver terminado, seja numa exposição ou em nossa casa, no fim de contas é a alma do veículo enquanto kit de modelismo, a verdadeira alma está lá dentro, o motor...



Este kit está todo ele muito bem construído, não tendo muitos defeitos de moldagem, os sempre chatos pinos de ejecção das peças e também as marcas de injecção do plástico no molde.

Por isso, depois de uma olhada bem rápida à peça resolvi começar a lixar tudo muito bem, sempre com a habitual lixa #1000, tendo o cuidado de não lixar demasiado nuns locais e menos noutros, isto iria criar depressões no plástico.

Por isso, sempre que lixarem um modelo tenham o cuidado de o ir fazendo de maneira uniforme, não que se lixe tudo de uma vez mas tentar ir fazendo o trabalho por secções tendo o cuidado de aplicar sempre a mesma dose de lixa nessas zonas.



Ao fazer esta operação reparei que existiam zonas que estavam ligeiramente rebaixadas em relação às suas zonas circundantes, isto devia-se ao facto de existirem do lado de dentro da carenagem uns pinos de encaixe para se poder montar a peça no carro quando pronta.

Ora, durante o processo de moldagem essas zonas ao arrefecerem retraíram-se um pouco devido a serem zonas mais espessas, com mais plástico.

Como no veículo real esses encaixes não existiam resolvi retira-los, e depois disso lixei tudo de novo, tanto no interior como no exterior para no fim de contas conseguir dar um bom acabamento à peça.



Na altura resolvi também colar a tampa que cobre o motor no seu lugar por duas razões, porque esta tampa não era amovível e também para dar mais rigidez a todo o conjunto, se repararem bem a carenagem sem a tampa ficaria só unida a meio pela zona que fica imediatamente atrás da cabeça do piloto, uma união muito frágil que se poderia partir a qualquer momento.

Depois destas operações terem ficado todas concluídas chegou a altura de passar ao passo seguinte, lavar tudo muito bem com o sempre fiel detergente da loiça para retirar todas as gorduras e sujidades, após uma boa e demorada lavagem foi só deixar secar muito bem num local sem pó nem humidades (Eu, por norma deixo secar as peças dentro da caixa de um kit já feito), cerca de um dia.



Fase seguinte: o Primário, a carroceria foi toda ela pintada com primário branco, em spray, da Tamiya, primeiro pintei a parte interior com duas de mão, intercaladas entre si cerca de meia hora.

Deixei secar muito bem, durante dois dias e após verificar que estava tudo normal foi a vez de fazer o mesmo à parte exterior, foram também dadas duas camadas de primário, deixando secar cerca de 45 minutos entre cada uma.

Depois disso, coloquei a peça a secar uma semana e ao fim desses dias todos fui à procura de eventuais erros que me tivessem escapado aquando da fase de lixar, por sorte não existiam, então voltei a repetir os mesmos passos de sempre: lavar a peça muito bem e deixar a secar para depois entrar então na melhor parte, a pintura.



Bem, esta parte é daquelas que me dá mais prazer fazer em todos os modelos que construo, fico com uma sensação de dever cumprido quando consigo fazer uma pintura que se assemelhe ao carro verdadeiro.

À semelhança do primário, também esta fase foi dividida em duas partes, primeiro pintei o interior com o spray da Tamiya referência TS-8 "Italian Red", uma cor que é exactamente igual aquela que os Ferraris de Fórmula 1 daquele período utilizavam.

Foram dadas 3 camadas de tinta, sendo que a primeira foi simplesmente um borrifo muito ligeiro para dar uma "cama" para as seguintes.

Meia hora depois dei a segunda de mão, já mais pesada de modo a conseguir cobrir a peça toda com tinta, mas sem exagerar, simplesmente só para deixar tudo vermelho, depois dessa camada, mais meia hora de secagem...

Por fim, a última, esta sim bem forte de modo a deixar a peça com um aspecto "molhado", mas ao mesmo tempo sem exagerar para não correr o risco da tinta escorrer por excesso.

Depois de ter deixado secar cerca de duas semanas foi a vez de fazer o mesmo à parte exterior com a diferença de ter dado mais uma camada, simplesmente fiz tudo igual e no fim repeti o 3º passo,ou seja, dei mais uma camada bem forte.

Três semanas depois o resultado foi o que podem ver hoje nas imagens que ilustram este artigo, se contarem bem todos os passos que dei para atingir este objectivo podem imaginar quantos dias e/ou meses durou esta simples peça....

O modelismo é um hobbie que nos faz esperar, esperar, mas no fim e, se esperarmos bem o resultado final é bem compensador, não acham?



Espero que tenham gostado, brevemente terei mais "updates" na construção deste modelo.


Um grande abraço

Pedro Costa

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