Olá a todos.
Depois de uma semana de ausência destas lides blogoesféricas devido a motivos profissionais volto hoje à carga com mais um artigo relacionado com a construção do Ferrari 126C2 da Fujimi, como já disse anteriormente e também como convém relembrar, este modelo já estava numa fase muito avançada da sua construção quando resolvi inaugurar este blog.
Por isso, vou continuar a mostrar as fotografias do modelo à medida que for explicando os poucos passos que já faltam para terminar o mesmo.
Mas desta vez vou mostrar-vos as sempre imprescendíveis instruções de montagem.
Este modelo é muito completo a nivel das peças que o compõem e por isso as instruções também são muito completas, são 20 capitulos relacionados com a montagem própriamente dita juntamente com outras páginas com informação também muito importante para a decoração e pintura das peças.
Vamos então às imagens:
Nesta imagem podem-se ver todas as cores que serão necessárias para pintar o Kit, nas duas primeiras colunas da esquerda estão as referências das cores de dois fabricantes Japoneses, a Gunze Sangyo e a Mr. Color.
Como no meu caso utilizei as tintas correspondentes da Tamiya, tive por isso que consultar as tabelas de conversão que já publiquei num post anterior.
Esse artigo descreve em detalhe como se fazer as conversões e também os diversos tipos de tintas existentes.
Brevemente publicarei um artigo com as várias diferenças entre pintar a pincel com os diversos tipos de tintas.
Como no meu caso utilizei as tintas correspondentes da Tamiya, tive por isso que consultar as tabelas de conversão que já publiquei num post anterior.
Esse artigo descreve em detalhe como se fazer as conversões e também os diversos tipos de tintas existentes.
Brevemente publicarei um artigo com as várias diferenças entre pintar a pincel com os diversos tipos de tintas.
Imediatamente acima está a folha das instruções que nos diz em que posição deverão ser colocados os decalques, cada decalque tem um número e a cada um corresponde uma posição na carenagem.
Também existe juntamente com alguns números um símbolo quadrado, dividido em duas partes de cores diferentes e tendo no seu interior uns círculos que fazem contraste de cor com a cor de base.
Este símbolo significa quer nos dizer que existem vários decalques com números iguais e que cada uma deles é para ser colocado em lugares opostos do carro, um de cada lado, reparem por exemplo nos decalques da "GoodYear" que estão na asa dianteira.
Também existe juntamente com alguns números um símbolo quadrado, dividido em duas partes de cores diferentes e tendo no seu interior uns círculos que fazem contraste de cor com a cor de base.
Este símbolo significa quer nos dizer que existem vários decalques com números iguais e que cada uma deles é para ser colocado em lugares opostos do carro, um de cada lado, reparem por exemplo nos decalques da "GoodYear" que estão na asa dianteira.
Nas seis páginas anteriores estão as instruções própriamente ditas, são vinte capítulos que podem estar eles mesmo divididos em sub-capítulos mais pequenos como no caso do capítulo 8 que estão divididos em três mais pequenos, 8A, 8B e 8C.
Neste caso explicam-nos como se faz a montagem das rampas de admissão e também dos escapes e dos turbos, em alguns casos estas sub-montagens podem também elas dizer-nos a ordem pela qual se devem montar as peças, muitas vezes se não for respeitada essa ordem pode-se não conseguir montar as peças visto as mesmas só poderem ser encaixadas pela ordem descrita nas instruções.
Neste caso explicam-nos como se faz a montagem das rampas de admissão e também dos escapes e dos turbos, em alguns casos estas sub-montagens podem também elas dizer-nos a ordem pela qual se devem montar as peças, muitas vezes se não for respeitada essa ordem pode-se não conseguir montar as peças visto as mesmas só poderem ser encaixadas pela ordem descrita nas instruções.
Esta imagem também faz parte da folha de montagem mas não nos diz nada sobre a construção do modelo, é simplesmente uma listagem de todas as peças que podemos encontrar dentro da caixa do kit, por vezes estes modelos têm algumas peças a mais, diferentes entre si e que servem para fazer várias versões deste modelo, neste caso podem-se fazer a versão com e sem aileron dianteiro e mesmo por causa disso a Fujimi dotou as grelhas das peças com três bicos diferentes, um deles não pode ser utilizado nesta versão mas foi a forma que a marca encontrou de poder fazer mais versões no futuro, nomeadamente a do Grande Prémio dos Estados Unidos de 1982, disputado em Long Beach e onde o aileron dianteiro do carro estava colocado numa posição mais recuada.
Bem, por hoje é tudo, espero que tenham gostado desta pequena explicação, brevemente vou retomar a montagem deste modelo e prometo-vos que o resultado final será tão bom como foi a montagem do Ferrari 126CK, por isso, aguardem!
Um grande fim de semana para todos e também um grande abraço de amizade.
Pedro Costa
Um grande fim de semana para todos e também um grande abraço de amizade.
Pedro Costa
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