Tuesday, February 9, 2010

Modelismo - Ferrari F1 87 / 88C , Fujimi 1/20 (1)


Olá a todos.

Este será provavelmente o meu último post durante esta semana, mais uma vez devido a motivos profissionais vou ter que me ausentar por uns dias, nada de mais, conto que, na próxima sexta-feira ou o mais tardar no sábado já esteja de volta a este nosso espaço e por isso, peço desde já desculpa por estes dias de ausência.

Hoje estou feliz, chegou-me directamente do Japão a minha última aquisição, trata-se do Ferrari F1 87/88C fabricado pela Fujimi na já habitual escala 1/20, a escala dos kits de Fórmula 1.



Logo que chegou não resisti a tirar umas fotografias tanto da caixa como de todas as peças que compõem este modelo, e a surpresa foi muito boa, este kit segue como sempre a boa qualidade de construção a que esta marca Japonesa nos habituou ultimamente.



O modelo é composto por 131 peças que vêm distribuídas por árvores de várias cores, sendo a sua maioria de plástico preto, visto que quase todas estas peças irão ser pintadas de cores escuras ou metalizadas.



Existe também duas árvores em plástico cromado, uma delas que representa alguns componentes dos escapes, radiadores, turbos, etc.

A outra contém as jantes, mas esta em principio terá que ser decapada porque no carro original as rodas eram pintadas com uma cor muito escura, muito semelhante ao carbono, e só tinham um pequeno aro em cromado mesmo no seu exterior.




Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a maneira que a Fujimi achou para poder imitar a textura do carbono, por norma estas moldagens não vêm feitas nos modelos e o modelista, se quiser imitar o carbono, por exemplo numa monocoque tem que se socorrer de decalques aftermarket, ora a marca Japonesa encontrou uma forma bastante original de resolver este problema, embutiu nos seus moldes a textura própria das peças de carbono, uma textura enrugada que pode ser encontrada por exemplo nas asas ou ailerons, nas entradas de ar para os travões, etc, em todas as peças que na realidade eram fabricadas nessa material na altura bastante exótico.



As árvores vermelhas representam basicamente todas as peças que terão que ser pintadas no já conhecido "Vermelho Ferrari", todas as carenagens, as laterais, os espelhos, enfim, o habitual nos carros desta marca mítica.




Nas imagens abaixo temos mais exemplos de outras árvores de peças e outros componentes também, os pneus, o fundo do carro, as jantes, o pequeno ecrã moldado em plástico transparente, etc.




Agora chegou a altura de falar do único senão deste modelo, algo tão pequeno que poderia passar despercebido a muita gente mas que no final da construção se vai reparar com toda a certeza.

A folha de decalques tem um erro muito crasso, ora reparem bem naqueles dois números 28 que estão rodeados por uma lista vermelha, se repararem com atenção podem ver que o interior do número 8 está todo ele impresso a branco, pois, na realidade esta parte era transparente, vou ter que arranjar maneira de recortar o interior ou então tentar pintar para não se notar nada no resultado final, esta é a única nódoa que se pode apontar a um modelo que está todo ele muito próximo da perfeição.




As instruções continuam também elas na boa senda a que esta marca nos habituou nos últimos tempo, são muito claras e fáceis de entender, muito sucintas, não entrando em grandes complicações que muitas vezes nos fazem perder a cabeça a olhar para elas, brevemente colocarei aqui um post com todas as páginas das mesmas.



Espero que tenham gostado desta pequena explicação, este é um daqueles modelos que, assim que nos chegam às mãos dão logo vontade de começar a montar, mas como ainda tenho um modelo começado (surpresa!!) e outro quase acabado, não sei se conseguirei aguentar tanto tempo só a aolhar para a caixa, logo se verá...


Um resto de boa semana para todos, e se, entretanto puder actualizar o blog antes do fim de semana podem contar que o farei de certeza!


Um grande abraço

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment