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Tuesday, May 17, 2011
Modelismo - Lotus 97T (13)
Olá a todos.
Após um longo interregno, volto hoje de novo à carga com a montagem do Lotus 97T, o último artigo relativo a esta montagem data já do passado dia 30 de Abril, entretanto, como muitos de vós devem estar recordados, tive que me ausentar durante alguns dias devido à minha vida profissional e não consegui dar seguimento à montagem deste modelo que tem tanto de mítico como de belo, vamos então continuar:
O tema de hoje é totalmente dedicado à preparação das peças que fazem parte do passo numero 14 do livro de instruções do modelo, na imagem acima podemos ver quais são os componentes que estão incluídos nesta etapa de onde destaco em grande plano a monocoque, fabricada numa única peça, o banco do piloto, o conjunto formado pelo volante, e os dois mostradores de bordo, um principal, de maiores dimensões e outro mais pequeno que ficará colocado na parte superior do habitáculo, para terminar temos ainda um pequeno tubo vertical, colocado na zona traseira da monocoque e cuja função é servir de tubo de enchimento do depósito de óleo do motor.
Comecemos então pela peça mãe deste conjunto, a monocoque, esta é uma daquelas peças que não exigem quase nenhum trabalho por parte do modelista, a superfície está muito perfeita, não há marcas de injecção ou ejecção em locais visíveis e as poucas que existem estão todas colocadas em locais que não serão visíveis depois de completarmos o modelo.
Comecei por limpar as marcas restantes das ligações à árvore de suporte, primeiro através de uma pequena lima de calado (para remover os excessos) e logo de seguida com lixa de grão #1000, esta lixa foi depois utilizada para dar uma passagem muito leve em toda a peça com o principal intuito de nivelar todas as superfícies e remover qualquer tipo de ressalto ou impurezas que pudessem existir no plástico.
Na mesma altura aproveitei também para encher com Super Cola algumas marcas existentes na zona inferior dos dois pontões laterais, estas marcas apesar de bastante discretas podem ficar ligeiramente visíveis quando o modelo estiver construído, apesar de estarem numa zona escondida, viradas para baixo, achei melhor prevenir e rectificar as mesmas, de resto mais nada a assinalar naquilo que toca à peça principal deste conjunto.
De seguida passei ao banco do piloto, esta peça para além de incluir o banco em si tem também moldadas nas suas laterais duas peças completamente distintas, do lado direito podemos encontrar a alavanca de velocidades e o respectivo tirante de ligação à caixa e dou lado oposto temos uma pequena caixa electrónica com um pequeno fio a sair da mesma e ligada a uma simulação de orifício.
Foi por aqui que resolvi começar, em primeiro lugar abri um furo com 0,75 mm, este furo servirá para no futuro detalhar com cablagens mais elaboradas a pequena caixa que se encontra do lado esquerdo, logo de seguida reparei que o banco não possuía nenhuns orifícios de passagem dos cintos de segurança, nem nas laterais ou até mesmo ao centro, este é portanto um dos principais erros de moldagem que podemos apontar à Fujimi, algo tinha que ser feito para corrigir esta situação.
Depois de pesquisar em inúmeras fotografias de referência descobri como eram na realidade os orifícios de passagem dos cintos de segurança, a principio, munido de uma broca de 1mm comecei por efectuar vários furos lado a lado nas zonas que seriam mais tarde alargadas, depois, com muita paciência e cuidado comecei por fazer as ligações entre os vários furos utilizando para o efeito um X-Acto, com esta operação abri espaço para o passo seguinte: alargar os orifícios, esta operação foi feita com uma lima de calado de perfil redondo e demorou cerca de dois dias até finalmente conseguir o formato correcto das aberturas, para terminar utilizei lixa #1000 para rectificar os furos e também toda a peça, no final acho que o resultado final fala por si, só é pena não poder colocar aqui uma fotografia do banco antes deste trabalho, aí, podem crer, iam com toda a certeza concordar comigo.
Cada vez mais perto do final deste capítulo faltavam-me ainda preparar mais algumas peças, chegou então a vez dos componentes do habitáculo, os dois painéis de instrumentos/mostradores em conjunto com o volante.
Estas peças não oferecerem dificuldades de maior tendo só sido necessário fazer a já bastante habitual limpeza das ligações às "sprues" e a remoção de costuras de união dos moldes, neste caso no volante, depois de fazer todo o trabalho com o auxílio de lixa e água resolvi também colar o mostrador digital (o de menores dimensões) na monocoque, este trabalho vai facilitar a pintura de ambas as peças pois as mesmas serão as duas pintadas de preto semi-brilhante, na imagem abaixo podemos visualizar a pequena peça já colada na zona frontal do cockpit mesmo no topo da monocoque.
Finalmente faltava só limpar o tubo de entrada de óleo do motor, foi um trabalho fácil, sem nenhum tipo de complicações e acima de tudo bastante rápido, tão rápido que na altura decidi também fazer a limpeza de duas outras tubagens, são dois tubos que fazem a ligação entre os radiadores laterais e o motor e como devem ter reparado e até talvez estranhado, estas peças não pertencem a este passo de montagem, quando dei por mim já tinha também feito a preparação destes componentes e na altura tirei uma foto de conjunto tendo-me esquecido de fotografar o tubo de óleo sozinho...
E assim, com um pequeno erro fruto da minha pressa consegui terminar mais um capítulo e quase começar outro...por outro lado este post
Um grande abraço.
Pedro Costa
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