Monday, May 30, 2011

Desenhos - As Transparências ou "Cutaways" - Tyrrell 007


Olá a todos.

Já faz mais de um mês e meio desde a última publicação de um artigo desta rubrica denominada "Transparências ou Cutaways", onde costumo por norma mostrar desenhos em transparência de modelos históricos ou curiosos, ao mesmo tempo tento fazer um resumo da história do mesmo acompanhando sempre que possível com fotografias ilustrativas do modelo em questão, hoje para continuarmos temos o Tyrrell 007.

"Nos seus primeiros quatro anos como construtor de carros de Fórmula 1, Ken Tyrrell apostou sempre em Jackie Stewart como o seu piloto de eleição, não se deu mal com o Escocês e conseguiu dos títulos de pilotos antes do mesmo se aposentar precocemente no final de 1973 depois do acidente fatal de François Cevert no último Grande Prémio da época em Watkins Glen.

Para a nova época a Tyrrell necessitava assim urgentemente de dois novos pilotos e mais importante ainda, de um novo modelo para substituir os obsoletos modelos 005 e 006, nascia assim o Tyrrell 007.


No inicio de 1974 foram apresentados os novos pilotos mas o novo modelo só apareceu pela primeira vez na quarta prova do ano, o Grande Prémio de Espanha, ali os dois pilotos da equipe, o Francês Patrick Depailler e o Sul-Africano Jody Scheckter poderiam já andar ao nível das equipes mais evoluídas da altura e principais favoritas à conquista do ceptro Mundial mas infelizmente só um dos modelos é que ficou pronto a tempo e só  Scheckter pôde realmente participar com o novo 007, para o segundo piloto da equipe,  Depailler, restou a consolação de pilotar o velhinho 006.

Externamente os Tyrrell 007 eram bastante diferentes dos seus antecessores e assemelhavam-se muito aos McLaren M23 e também um pouco com o Lotus 72 do que qualquer anterior modelo da Tyrrell, a grande e volumosa asa dianteira foi finalmente substituida por um nariz simples de onde partiam duas pequenas asas para cada lado do veículo, também bastante diferente em relação ao modelo anterior era a nova entrada de ar para o motor que agora se apresentava bastante alta e esguia em contraste com a anterior que era bastante baixa e redonda, quase uma imagem de marca da equipe...

Tecnicamente o modelo 007 era uma evolução bastante completa dos modelos anteriores e durante as duas épocas que esteve em competição a Tyrrell conseguiu averbar três vitórias por intermédio de Jody Scheckter apesar de todos considerarem o modelo como um não favorito à conquista de qualquer triunfo, mesmo assim, em 1974 a Tyrrel consegue o terceiro lugar no Campeonato de Construtores logo atrás da McLaren e da Ferrari e Scheckter obtém também a terceira colocação no Campeonato de Pilotos atrás de Emerson Fittipaldi e Clay Regazzoni.

De resto o Tyrrell 007 não conseguiu repetir a senda dos primeiros modelos da marca e pouco tempo depois, em 1976 foi substituído pelo famoso e revolucionário Tyrrell P34 "Six Wheeler", a Tyrrell nunca mais voltaria a ser Campeã do Mundo..."


Fonte: Ultimate Car Page 


Um grande abraço a todos.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment