Thursday, April 14, 2011

Desenhos - As Transparências ou "Cutaways" - Hesketh 308


 Olá a todos.

Lorde Alexander Hesketh tinha acabado de fazer 22 anos quando decidiu fundar a equipe Hesketh Racing, corria o ano de 1972, o jovem Lorde estava cheio de ambição e em menos de um ano conseguiu dar o salto da Fórmula 3 para a F1, sempre coadjuvado pelo seu piloto de eleição, James Hunt que começava ali mesmo a dar os primeiros passos na elite Mundial e ao mesmo tempo a tornar-se bastante conhecido graças à sua competitividade em pista.

Para o seu departamento técnico, o jovem dono da equipe contratou o também bastante jovem projectista Harvey Postlethwaite, em 1973 o trio fez a sua primeira aparição em provas com um March 731 bastante modificado por Postlethwaite e logo nessa temporada a equipe impressionou tudo e todos ao conseguir marcar 14 pontos e terminar no pódio por duas vezes, nada mau para o ano de estreia.

Para 1974 Lorde Alexander pediu a Postlethwaite para desenhar um modelo completamente de raiz, iria ser a estreia do jovem engenheiro em projectos de carros Fórmula 1 começados do zero, seguindo a tendência da época o chassis foi fabricado em alumínio e tinha um formato muito semelhante a uma garrafa de Coca-Cola mas ao contrário dos modelos da época o novo modelo ainda usava um radiador montado no nariz, algo que já começava a entrar em desuso.

O motor era, como não podia deixar de ser o conhecido Ford Cosworth DFV V8, um motor que era utilizado por todas as equipes com a excepção da Ferrari, uma das características deste modelo era a grande entrada de ar para o motor que possuía dimensões bem acima do habitual, este modelo, o primeiro da Hesketh teve a designação de Hesketh 308.

Desde a sua aparição na cena internacional a Hesketh sempre teve um comportamento muito pouco convencional em relação à competição, Lorde Hesketh não era apenas muito chamativo, era igualmente um romântico puro, um revivalista que voltava a viver os velhos tempos quando os carros ostentavam suas cores nacionais.

Assim os seus carros não apresentavam nenhum patrocinador e foi pintado com as cores Inglesas, em branco com uma faixa azul e vermelha através dos flancos.


O desenho original de Postlethwaite's apesar de não ser revolucionário tornou-se uma boa base para desenvolvimentos futuros, durante a preparação para 1975 o modelo recebeu diversos "upgrades", o radiador frontal foi substituído por dois montados nas laterais do modelo, no lugar anteriormente ocupado por este radiador Postlethwaite resolveu instalar uma pequena asa que se tornou uma das imagens de marca da equipe em 1975.

Ainda antes do final do campeonato de 1974 decidiram também experimentar alternativas aos amortecedores dianteiros substituindo-os por sino-blocos em borracha, a afinação das suspensões era feita através da adição ou remoção de anilhas de borracha até se encontrar o setup ideal.

Em 1975 Hunt deu continuidade à boa forma que a equipe demonstrara no ano anterior e começou por obter um segundo lugar no primeiro GP da nova temporada, até mesmo as equipes de topo já começavam a olhar para a Hesketh como uma séria candidata pois as suas performances estavam muito acima daquilo que tinham feito no ano anterior.

A partir do Grande Prémio da Espanha James Hunt foi acompanhado por um segundo piloto, o escolhido foi o Australiano Alan Jones que assim dava os seus primeiros passos na Fórmula 1.

O momento de maior glória da Hesketh chegou finalmente no GP da Holanda, sob condições metereológicas bastante adversas com grandes alternâncias entre piso molhado e seco, Hunt antecipou-se aos demais e foi o primeiro a fazer uma paragens nas boxes para trocar os pneus de chuva para slicks, isto bastou para se encontrar no comando da corrida enquanto todos os outros pilotos iam fazendo as sua paragens para trocarem também eles de para pneus de pista seca.

Não demorou muito até Hunt perceber que o único piloto que lhe poderia fazer frente nesse GP era o Austríaco Niki Lauda da Ferrari, Lauda tentou tudo por tudo, Hunt defendeu-se sempre da melhor forma e no final os dois cruzaram a meta praticamente colados, a Hesketh obtinha a sua primeira e única vitória em Grandes Prémios, Hunt tornava-se finalmente um piloto respeitado e desejado, até ao final do ano ainda conseguiram mais um segundo lugar e terminaram o Campeonato na 4ª posição, nada mau para uma equipe amadora e sem patrocinadores....


Fontes: ultimatecarpage.com


Um grande abraço.

Pedro Costa

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