Para forofos de las manualidades, en este caso hechas de papel, muchos modelos dedicados al anime, cine, papertoys, modelismo en papel, vehículos militares y cosas divertidas.
Sunday, January 2, 2011
Vídeo - Resumo da Temporada de 1978
Olá a todos.
Hoje chega a vez de vos apresentar o resumo do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 1978, a 29ª temporada da história da categoria ficou marcada por um advento técnico que iria marcar os anos seguintes, Colin Chapman, o sempre inventivo patrão da Lotus apresenta em 1977 o Lotus MkIII mais conhecido por Lotus 78 que incorporava uma novidade absoluta na categoria, o efeito de solo.
Através de um desenho do fundo do carro completamente novo, cujo formato se assemelhava a uma asa de avião invertida foi conseguida muito mais força descendente o que na prática fazia o modelo "colar-se" de sobremaneira ao asfalto o que fazia com que as velocidades em curva fossem muito mais elevadas e na altura todas as restantes marcas foram apanhadas de surpresa por mais uma das genialidades de Chapman e quando tentaram reagir já era tarde.
Mesmo assim Mario Andretti conseguiu quatro vitórias em 1977 mas não foram suficientes para conquistar o titulo Mundial que ficou entregue a Niki Lauda.
Para 1978 muitos construtores já tentavam copiar a tecnologia introduzida no Lotus 78 mas não sabiam que a maior surpresa ainda estaria para aparecer, num golpe de mestre a Lotus apresenta o modelo 79, uma evolução do carro do ano anterior e onde o conceito de efeito de solo estava muito mais refinado conseguindo-se tirar muito mais partido desta invenção.
Assim, a temporada foi um verdadeiro passeio para os carros pretos com o patrocínio da J.P.S., com vitórias repartidas por Mario Andretti e Ronnie Peterson, o Americano venceu seis corridas ao longo do ano e foi coroado campeão do mundo no final do ano. As restantes vitórias foram conquistadas por Carlos Reutmann da Ferrari com quatro primeiros lugares, Niki Lauda e Ronnie Peterson com duas vitórias cada um, as restantes duas vitórias foram conquistadas por dois estreantes, Patrick Depailler venceu no Grande Prémio do Mónaco e Gilles Villeneuve ganhou o seu GP Natal, em Montreal, no Canadá.
Infelizmente o ano ficaria do por uma tragédia, durante a partida para o GP de Itália houve um grande acidente envolvendo vários pilotos e onde o Lotus 78 de Peterson ( o modelo 79 tinha tido um acidente durante os treinos e o Sueco utilizou o modelo de reserva )embateu contra as barreiras de protecção pegando fogo de seguida, alguns pilotos conseguiram resgatá-lo do inferno de chamas em que se tinha transformado o seu carro e uma ambulância conduziu o piloto de imediato para o hospital onde viria a falecer no dia seguinte vitima de complicações resultantes das várias fracturas e hemorragias que sofrera nas pernas durante o embate a lata velocidade.
Vamos então recordar, espero que gostem:
Um grande abraço.
Pedro Costa
Labels:
1978,
campeonato,
formula 1,
video
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment