Wednesday, May 18, 2011

Youtube F1 Onboard - "François Cevert" e "Niki Lauda" em Montjuich


Olá a todos.

Apesar desta rubrica não ser uma novidade absoluta tenho a certeza que o post de hoje, enquadrado na mesma o vai ser, não pela história ou nostalgia mas sim pela conjugação simples entre o antigo e o moderno, passo a explicar:

Como estamos em fim de semana de Grande Prémio, mais concretamente o GP de Espanha disputado no Circuito de Barcelona, lembrei-me de colocar aqui no Blogue vídeos, de preferência "onboard" que relatassem aquelas que foram as primeiras corridas da categoria máxima disputadas na Catalunha, para muitos pode ser uma surpresa mas Barcelona já foi dona do mais rápido circuito citadino da história, o circuito de Montjuich Park, palco de alguns dos maiores eventos que a F1 já viveu...


Localizado num outeiro perto do centro da cidade, Montjuich foi desde cedo considerado o local ideal para a realização de um GP de Fórmula 1, o primeiro de todos realizou-se em 1969 numa altura em que a aerodinâmica estava a dar os primeiros passos, muitas das equipes começavam a utilizar ailerons, na sua grande maioria asas gigantescas montadas muito acima do próprio carro, as estruturas de suporte eram bastante frágeis e muitas vezes quebravam-se com a força exercida pelo vento que nelas passava, foi precisamente isso que aconteceu ao Lotus de Graham Hill ao passar por cima de um ressalto na pista, o resultado? Hill despista-se e embate contra as barreiras de protecção não sofrendo praticamente nenhum dano físico, consciente do perigo que advinha destes aérofólios Hill tenta em vão sinalizar o problema ao seu colega de equipe; Jochen Rindt, completamente concentrado na prova Rindt não vê os sinais avisadores e poucas voltas mais tarde tem o mesmo fim de Hill mas desta vez com consequências bastante diferentes pois o Austríaco parte a cana do nariz e fica ferido também nas pernas, quanto à prova, foi vencida por Jackie Stewart em Matra-Ford.

A Fórmula 1 volta de novo a Barcelona em 1971 (a intenção era fazer alternar este circuito ano sim, ano não com o de Jarama, perto de Madrid) e o vencedor é outra vez Jackie Stewart em Tyrrell-Ford, desta vez não existem danos materiais ou físicos a lamentar, o mesmo sucede dois anos depois, em 1973 quando  corrida é vencida pelo campeão do Mundo em titulo, Emerson Fittipaldi da Lotus.

Tudo mudaria em 1975, nesse ano as preocupações com a segurança dos pilotos eram um tema recorrente e quando o circo chega a Montjuich todos têm a noção que o circuito não oferece as condições mínimas para  uma prova desta envergadura, existiam poucos rails de protecção e aqueles que foram colocados pela organização estavam em más condições ou pior ainda, mal montados.

Os pilotos e os "team-leaders" fizeram chegar as suas preocupações à organização ameaçando mesmo boicotar a prova, a resposta dos Espanhois foi tudo menos cordial, ameaçaram reter o material das equipes se as mesmas não participassem do Grande Prémio, parece difícil de explicar mas o paddock da prova estava instalado dentro do Estádio Olímpico de Barcelona, só havia uma entrada para o mesmo e por isso bastava à organização fechar a mesma e todo o material, carros incluídos ficariam na sua posse.

A solução encontrada foi a de colocar os próprios mecânicos das equipes a repararem os rails de protecção,  chegou-se mesmo ao ponto de vermos Ken Tyrrell a fazer o mesmo, tal era a desordem instalada no fim de semana, mesmo assim alguns pilotos consideraram que as reparações não eram suficientes e decidiram retirar-se, Emerson Fittipaldi foi o nome mais sonante, durante os treinos o Brasileiro efectuou apenas algumas voltas ao circuito em velocidade bastante reduzida e logo que pôde abandonou a prova mesmo antes dela ter inicio.

No domingo quando a prova tem o seu inicio alguns pilotos têm o primeiro acidente alguns metros após a largada, entre eles figuram os dois pilotos da Ferrari, Niki Lauda e Clay Regazzoni, entretanto a prova continua até quando, na volta 26 a tragédia acontece, ainda na recta da meta, Rolf Stommelen perde o aileron traseiro quando seguia no comando da prova, o seu Hill-Ford perde toda a aderência e descola em direcção a um post de comissários de pista matando de imediato cinco pessoas e ferindo muitas mais, Stommelen quebra ambas as pernas e fica preso dentro do chassis do seu carro, o caos estava instalado de tal forma que a organização decide terminar a corrida quatro voltas mais tarde declarando como vencedor Jochen Mass da McLaren, o Alemão obtém assim a única vitória da sua carreira.

Foi a última vez que a Fórmula 1 correu em Montjuich, o circo nunca mais voltaria à montanha de Barcelona mudando-se definitivamente para Jarama, apesar do horror de 1975 Montjuich com os seus 3,7 kms ainda hoje é considerada uma das pistas mais belas da história da F1.


E aqui é que entramos na surpresa própriamente dita, por muito que procurasse não consegui encontrar vídeos "onboard" que nos mostrassem como era a visão dos pilotos enquanto aceleravam entre as árvores, encontrei sim duas simulações computadorizadas retiradas do jogo "rFactor", aqui vamos poder acompanhar dois pilotos virtuais, em primeiro lugar temos "François Cevert" a bordo do seu Tyrrell-Ford, com a camera montada no seu "rollbar" podemos seguir o Francês enquanto efectua uma volta completa ao circuito,



Para terminarmos temos um "Niki Lauda" cibernético aos comandos do seu March 711, aqui a camera está instalada no aileron traseiro, os deatlhes do circuito estão lá todos, não é à toa que o rFactor é considerado o melhor simulador da actualidade, espero que gostem..........



.....não é real mas quase que parece.....


Um grande abraço.

Pedro Costa

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