Friday, February 18, 2011

Desenhos - As Transparências ou "Cutaways" - Lancia D50


Olá a todos.

Já se passou mais de um mês desde o último artigo que escrevi relacionado com este tipo de desenhos conhecidos na gíria mundial por "cutaways", no fim de contas são desenhos técnicos onde podemos ver com muito pormenor os interiores de veículos, aviões, motores, por norma são desenhados por verdadeiros artistas que perdem muitas horas em investigação junto dos próprios modelos que irão ser desenhados ou na falta destes em pesquisas em artigos históricos e até desenhos originais das próprias marcas, no final estes trabalhos são verdadeiramente assombrosos tal é a quantidade de detalhe e perfeição que foi atingida após meses ou anos de pesquisa.


O modelo de hoje é um clássico da Fórmula 1, um dos primeiros modelos da história da categoria e um dos mais icónicos e famosos também, ele é o Lancia D50.

O Lancia D50 foi um carro de Fórmula 1 projectado pelo Italiano Vittorio Jano para a Lancia em 1953.

O  projecto incorporava características técnicas bastante inovadoras das quais destacamos o uso do motor como um membro do chassis e onde eram fixados vários componentes mecânicos como por exemplo a suspensão, também o posicionamento descentralizado do motor contribuía de sobremaneira para uma altura total muito mais baixa do que os seus concorrentes, a tudo isto juntavam-se os dois depósitos de combustível, colocados nas laterais do carro e tínhamos um modelo com um centro de gravidade bastante baixo o que tornava este modelo muito estável e aerodinâmico.

No total foram construídos seis modelos dos quais só dois restaram até aos dias de hoje e estão guardados em museus Italianos onde podem ser observados em todos o seu esplendor.

O D50 estreou-se em competição em 1954 tendo como piloto o bi-campeão mundial  Alberto Ascari, nessa prova, o Grande Prémio de Espanha disputado no circuito de Pedralbes Ascari obtém a pole-position para a corrida e na prova somente consegue disputar sete voltas antes da embraiagem do seu modelo ceder e o obrigar ao abandono não sem antes obter a melhor volta da prova e também estar de novo na primeira posição que tinha perdido durante o arranque.

Depois da morte de Ascari em Monza, a Lancia, que entretanto já vinha enfrentando problemas financeiros decide vender todo o seus espólio de competição à Scuderia Ferrari que infelizmente não dá seguimento ao desenvolvimento que Jano vinha fazendo no carro, o modelo é simplesmente renomeado de Lancia-Ferrari D50 e mais tarde só Ferrari D50.

Em 1956 este modelo volta a vencer o campeonato do mundo, desta vez pelas mãos de Juan Manuel Fangio, durante os anos que esteve no activo este modelo disputou 14 GPs dos quais venceu cinco, obteve ainda vários lugares no pódio e também diversas voltas mais rápidas, era um vencedor por natureza que poderia ter obtido muitos mais sucessos desportivos se não fosse pela politica conservadora da Ferrari que optou por não desenvolver mais este modelo tornando-o obsoleto quando o mesmo ainda tinha muito mais para dar...entretanto tinham surgido os Maseratis 250F, e em breve voltarei a falar desta época de ouro da F1, agora fiquemos só com o desenho deste lindo modelo:



Um grande abraço.

Pedro Costa

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