Wednesday, June 8, 2011

Youtube Non-F1 Onboard - Le Mans


Olá a todos.

É já esta semana que se voltam a disputar as míticas 24 Horas de Le Mans, uma das provas mais tradicionais do automobilismo de competição que se disputou pela primeira vez no já longínquo ano de 1923.

"Em 1920, o Automobile Club de l'Ouest pôs em obra a realização de uma competição cujo carácter contribuísse para a evolução do progresso técnico e favorecer o desenvolvimento do automóvel. Em 1922, o clube anuncia a criação de um novo tipo de competição na Sarthe, uma prova de resistência. Durante a prova, equipes de dois Pilotos por carro vão-se alternando dia e noite. A primeira edição, com 33 concorrentes, desenrolou-se nos dias 26 e 27 de Maio de 1923 num circuito perto da cidade de Le Mans, no departamento da Sarthe. Hoje, as 24 Horas de Le Mans têm lugar cada ano em Junho. É a mais antiga e a mais prestigiada corrida de resistência para carros desportivos e protótipos.



O circuito tem uma extensão de 13,650 metros, usa parte do circuito Bugatti e é em grande parte composto por estrada nacional. As mais célebres passagens são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca (Maison Blanche) e, principalmente, a reta de Hunaudières: extensão de 5 km onde os protótipos mantém uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto. Esta porção do circuito foi dividida em três trechos graças à instalação de duas chicanes em 1990. Essa medida foi necessária porque alguns automóveis insuficientemente carregados aerodinamicamente, para poderem atingir uma maior velocidade, acabavam tendo a tendência de levantar vôo nesse trecho. Agravava ainda o fato de que, quando rodavam em velocidades próximas aos 400 km/h (o recorde estabelecido foi de 405 km/h), os pneus eram submetidos a pressões muito intensas, que os levavam a deformações extremas e ao rebentamento se não estivessem em boas condições. A situação era ainda pior visto que esse tipo de situação podia acontecer de noite e em meio a carros de GT, que rodam cerca de 100 a 150 km/h mais devagar.

O recorde de vitórias individuais por piloto é detido pelo dinamarquês Tom Kristensen, com oito sucessos, e o recorde de vitórias por construtores é detido pela Porsche, com dezasseis sucessos. O recorde da distância e a mais elevada velocidade média ao longo das 24 Horas permanece imbativel desde 1971, quando o Porsche 917K de Helmut Marko e Gijs Van Lennep percorreu 5.335 km à media de 222,304 km/h. recorde batido pelo O Audi R15 TDi em 2010, designado como carro #9, completou um total de 397 voltas, cobrindo uma distância de 5,410.713km, quebrando o anterior recorde fixado em 1971 pelo Dr. Helmut Marko e Gijs van Lennep ao volante do Porsche 917, com 5,335.313km. Nessa altura o circuito não tinha chicanes."


Fonte: Wikipédia

Hoje inauguro uma nova rubrica muito semelhante à já famosa "Youtube F1 Onboard", é em tudo semelhante só com a pequena diferença de não termos filmagens "onboard" de carros de Fórmula 1, temos sim o mesmo tipo de clips só que desta vez os mesmos serão captados a bordo de diversos carros desportivos, sempre em circuitos batente conhecidos e na maioria das vezes já fora de uso, o nome desta nova rúbrica está desde já justificado.

Para começarmos da melhor maneira tenho para vos oferecer uma dose quadrupla de filmes onboard, todas elas foram feitas no Circuito de La Sarthe, mais conhecido por Le Mans e abarcam várias épocas desta competição desportiva, em primeiro lugar começamos com uma volta ao circuito em ritmo de passeio feita a bordo do Jaguar D-Type com que Mike Hawthorn venceu a edição de 1955, foi gravada ainda antes da prova e assim temos a real sensação de como era a pista nos seus dias normais pois a mesma é constituída por estradas públicas e isso mesmo é bastante visível na quantidade de ciclistas e automobilistas que percorrem as estradas por onde Hawthorn nos leva a passear.
 



Logo de seguida avançamos até 1969 e voltamos a percorrer o circuito desta vez a bordo de um Ford GT40, o modelo que venceu a edição desse mesmo ano, aqui já são notórias as alterações que os organizadores fizeram na pista com a intenção de melhorar as condições de segurança do circuito, outro dos atractivos deste filme é o próprio som do GT40, um dos mais belos cantares da história do automobilismo:




Sem pararmos avançamos mais uns anos e paramos em 1977, nesta altura a competição já era considerada um mito e todas as grandes marcas faziam questão de participar na prova, uma delas era a Porsche que neste ano levou de vencida toda a concorrência e escreveu com  Jacky Ickx / Hurley Haywood / Jürgen Barth mais uma das belas páginas das nossas memórias.

E é precisamente com um dos vencedores que damos mais uma volta completa ao circuito desta vez a bordo de um Porsche 936 conduzido por Jürgen Barth, a imagem não é das melhores mas mesmo assim conseguimos ver como cada vez era mais difícil pilotar estes monstros que também viviam uma verdadeira escalada de potência.




Para terminarmos ficamos com mais um dos modelos icónicos que já venceram esta prova, o Porsche 956 foi um dos modelos de maior sucesso neste circuito e ao mesmo tempo do próprio Grupo C, uma categoria criada especialmente para englobar os verdadeiros protótipos que entretanto começaram a fazer das 24 Horas uma montra tecnológica e um meio de publicidade aos produtos mais comuns da marcas participantes.




automobilismo, aquela por qual nós nos apaixonámos.

Um grande abraço.

Pedro Costa

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