Sunday, August 9, 2009

Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (7)

Nesta sétima série dedicada à construção do Ferrari 126CK e que, por enquanto ainda se encontra numa fase muito inicial, trago-vos hoje esta peça, o motor.
Ou melhor, estas peças, já que este conjunto que podem ver nas imagens é constituído por cerca de 60 outras peças mais pequenas que, depois de tudo construído se vai tornar na peça mais detalhada do kit, cheio de pormenores que nós ainda poderemos melhorar.


Abaixo seguem duas imagens da folha de instruções que relatam a construção do motor, vejam só o numero de peças que são necessárias

Os passos de construção do motor começam no capitulo 6...

Como sempre comecei por destacar as peças das respectivas grelhas, limpar as pontes de união primeiro com um X-Acto e depois com lixa de água #600, após isso procurei por imperfeições nas mesmas, defeitos de moldagem ou as sempre chatas marcas de injecção que, têm que ser preenchidas com puty de depois novamente lixadas.



... e terminam no capitulo 12, seis capítulos no total

Concluída a fase da inspecção de defeitos e sua reparação procedi à colagem das diversas peças, começando pelas duas metades que compõem o bloco do motor, de seguida colei o topo traseiro do bloco que fica junto à união com a caixa de velocidades e onde mais tarde, já numa fase mais avançada da construção irei colar o distribuidor, bobine, etc.

Nas fotos abaixo pode-se ver o conjunto do bloco / caixa de velocidades, que será todo pintado da mesma cor, depois disso terei que juntar a esta peça outras que serão de varias cores e que irão completar toda a parte mecânica.

Depois de deixar secar bem este primeiro passo voltei a fazer mais umas colagens, juntei a parte traseira da caixa de velocidades ao conjunto anterior, instalei a parte de cima do motor onde mais tarde irão ligar os colectores de escape e os turbos, coloquei as tampas das válvulas e depois de mais umas horas de secagem da cola finalizei com o topo anterior do bloco que, é a parte que irá encaixar na monocoque.

Entretanto ao reler as instruções reparei que as mesmas têm um erro, se é que se pode chamar um erro, dizem-nos para pintar os triângulos inferiores da suspensão traseira de preto e colar a mesma ao fundo do carro, mas, essa peça engloba num só conjunto o cárter da caixa de velocidades que tem que ficar pintado na mesma cor do motor, se seguisse as instruções à risca ficaria com um motor de aspecto esquisito, como se estivesse alguma coisa ali a mais.

Por isso colei também os acima referidos triângulos de suspensão / cárter ao motor ou seja, quando pintar todo este conjunto depois só terei que me preocupar em pintar a suspensão de preto semi-brilho, bastando para isso utilizar um pincel ao invés de ter que andar a pintar o cárter da cor do motor, tarefa essa que seria muito mais difícil.
Um pequeno aparte só para dizer que estas peças quase não serão visíveis no resultado final mas....um modelista é assim, perfeccionista...


Depois de tudo seco colei também as rampas de injecção, uma de cada lado do motor (este motor é um V6) e também uma peça, que é constituída por outras 3 muito pequenas no lado direito da caixa de velocidades e por hoje é tudo.

Espero que estas minhas descrições não sejam demasiado enfadonhas ou complicadas, eu nunca tive muito jeito para ensinar ou descrever algo, por isso se estou a ser muito técnico na maneira de explicar ou muito complicado, por favor, não hesitem em comentar e expor os vossos pontos de vista e dúvidas que possam ter.

Um grande abraço

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